NOVIDADES SOBRE O EPINNE-EPB 2024

EPINNE-EPB 2024
Encontro dos profissionais de investimento e previdência dos fundos de pensão no Nordeste traça cenário que atinge o futuro dos trabalhadores
Previdência complementar é a solução para o futuro da seguridade social do País, defende Previc

Epinne EPB 2024 começa no Recife com mais de 400 participantes para debater as tendências e inovações do setor.

A previdência complementar como solução para o sistema previdenciário oficial, sob o risco de explosão da bomba relógio previdenciária foi o fio condutor das discussões do primeiro painel do EPINNE – EPB 2024 – Encontro dos Profissionais de Investimentos e Previdência dos Fundos de Pensão do Norte e Nordeste. Os defensores dessa ideia são alguns dos principais representantes do setor, como o superintendente Nacional de Previdência Complementar (Previc), Ricardo Pena, e o presidente da Anapar (Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão), Marcel Barros. O setor administra ativos que somam R$ 2,74 trilhões, o equivalente a 25% do PIB.

O primeiro a puxar o pino de segurança da bomba previdenciária foi Ricardo Pena. Ele lembrou, no painel de abertura do evento, que o Brasil está a poucas décadas de enfrentar os efeitos do envelhecimento da população, quando poderá ter mais pessoas recebendo benefícios do que trabalhadores contribuindo para a previdência. “Todos aqui são profissionais e sabem que não existe solução para essa realidade fora da previdência complementar”, taxou o superintendente da autarquia Previc, que supervisiona fundos de pensão e entidades fechadas de previdência complementar.

O seu colega no primeiro painel do encontro organizado pela FACHESF, a maior entidade previdência complementar do Norte e Nordeste, pintou o quadro com cores mais dramáticas. Na análise do presidente da Anapar, Marcel Barros, além do choque geracional em gestação no País, outro fator que ameaça a sociedade em duas décadas são os trabalhadores que não contribuem em nenhum sistema de previdência. “Corremos o risco de criarmos uma legião de miseráveis”, previu.

EPINNE – EPB 2024 é o mais importante encontro das entidades de previdência complementar, fundos de pensões e profissionais especialistas em investimentos de longo prazo que acontece nas regiões Norte e Nordeste. Este ano, é realizado no Recife, com organização da FACHESF, a maior entidade da região, em parceria com BANDEPREV e COMPESAPREV. Nestas quinta e sexta-feira, as discussões irão girar em torno das inovações tecnológicas, tendências, mudanças competitivas e estratégias de atuação no setor.

O EPINNE-EPB 2024 tem o apoio da ABRAPP e do Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS). A programação completa pode ser conferida no site oficial do EPINNE-EPB 2024 (https://epinneepb2024.com.br).

Sobre a FACHESF

Com mais de 50 anos de história, a FACHESF é a maior entidade de previdência complementar do Norte e Nordeste do Brasil, além de líder em patrimônio nas duas regiões, somando um total de mais de R$ 8,5 bilhões. Os números posicionam a fundação entre as 20 maiores do País, em um universo de mais de 350 entidades. Entre aposentados, pensionistas, contribuintes ativos e seus dependentes, mais de 40 mil pessoas são beneficiadas diretamente pelos serviços prestados pela FACHESF.