Orçamento e Indicadores das EFPCs (Gestão, Práticas aplicadas e atendimento às Resoluções CNPC 48/2021 e PREVIC No. 23/2023)

Data: 10 de Outubro de 2024 (5ª feira)

Horários: 13h00 às 18h00

Formato: Online, via Zoom.

Contatos: (21) 2253-0464 ou (21) 3520-0464

Objetivo: De acordo com a Resolução CNPC nº 48/2021, as EFPC, no PGA, devem: I) definir fontes e limites para o custeio administrativo; II) estabelecer critérios e controles para despesas administrativas; III) criar indicadores de gestão administrativa; IV) definir critérios para realização dessas despesas. O Conselho Deliberativo das EFPCs é responsável por fixar critérios quantitativos e qualitativos para gastos com pessoal, estabelecendo metas, indicadores de gestão e condicionantes, além de acompanhar a correta aplicação do que foi aprovado. O orçamento é um instrumento essencial para que as EFPC possam planejar, instituir e gerenciar os planos de benefícios atuais e futuros, incluindo os planos família.

Além disso, a PREVIC divulgou o Relatório de Despesas Administrativas das EFPC – Exercício 2023, que, além de detalhar os já tradicionais indicadores das despesas administrativas, traz como novidade uma análise da viabilidade econômica e da eficiência operacional das entidades. Os resultados dos indicadores são fundamentais para aprimorar as práticas administrativas na gestão dos planos de benefícios. Por essas razões, a ANCEP decidiu realizar este seminário, que capacitará os participantes na elaboração, execução, acompanhamento e controle do Orçamento Geral, conforme as exigências da Res. CGPC 13/04, Res. CNPC 48/2021 e Res. Previc 23/23 e para discutir o teor do Relatório de Despesas Administrativas divulgado pela PREVIC, utilizando as metodologias e práticas mais modernas de controle.

Público-alvo: Profissionais de EFPC responsáveis pela elaboração e acompanhamento do orçamento e interessados em capacitar o seu conhecimento sobre Gestão Orçamentária e respectivos controles e indicadores, bem como que tenham o objetivo de implementar novas técnicas para maximização da qualidade de gestão dos recursos administrados pela entidade. Dirigentes, Conselheiros, auditores e consultores.

 

PROGRAMA PRELIMINAR:

  • Orçamento Empresarial como instrumento de gestão ativa e estratégica;
  • Estrutura orçamentária aplicada às EFPCs;
  • Jornada orçamentária e processo decisório das EFPCs;
  • Normas, Métodos e Ferramentas aplicadas à gestão orçamentária nas EFPCs;
  • Reporte à Governança sobre processo orçamentário da entidade;
  • Aspectos relevantes para o Regulamento do PGA, Avaliação Atuarial e Política de Investimentos;
  • Estudo de Viabilidade e Solvência do PGA;
  • Indicadores de Desempenho do PGA;
  • Indicadores de Desempenho Previdencial; e
  • Orçamento como peça de comunicação aos participantes, patrocinadores e instituidores.

Abertura:

Roque Muniz de Andrade (Roque Andrade) – Contador, Administrador de Empresas, Profissional Certificado pelo ICSS. Desempenhou, por 25 anos, a função de Contador na TELOS – Fundação EMBRATEL DE SEGURIDADE SOCIAL. É membro do Colégio de Coordenadores das Comissões de Contabilidade ABRAPP, além de Membro da Comissão Técnica Sudeste de Contabilidade ABRAPP e ANCEP. Participou da Comissão Temática para Implantação do Novo Plano de Contas das EFPCs.

Participações Especiais:

Devanir Silva – Administrador de Empresas, atua no setor desde 1981 e há 40 anos exerce o principal cargo executivo da ABRAPP – Associação Brasileira das Entidades de Previdência Complementar. Frequentou cursos no País e no exterior, como os da Wharton School, da Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos, e os seminários promovidos pelas entidades nacionais do sistema em numerosos países. No Chile presenciou a privatização da previdência social daquele país, conhecendo de perto as complexas questões que esse processo envolve. Possui produção intelectual publicada em revistas especializadas. É autor do Livro Fundos de Pensão e a Abrapp: História de Lutas e Vitórias (2014) Editora Abrapp. É um dos autores dos Livros Fundos de Pensão em Debate (2002) Editora Brasília Jurídica e Introdução à Previdência Complementar (2005) Editores Abrapp/Icss/Sindapp. Previdência Complementar: Estudos em Homenagem aos 15 Anos da Legislação Federal (2016) Instituto As Tiago Dantas de Direito e Economia. Foi representante da ABRAPP na Organização Iberoamericana de Seguridade Social.

 

 

 

Cláudia Ashton – Atualmente exerce o cargo de Coordenadora-Geral de Orientação de Contabilidade da Diretoria de Normas – DINOR da Previc. Bacharel em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade de Brasília – UnB, pós-graduada em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, MBA – Gestão Previdenciária pelo Programa de Engenharia de Produção – COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (Fundação COPPETEC). Servidora pública desde 1986 iniciando carreira na área de auditoria pública, e em 1996 foi para extinta Secretariam de Previdência Complementar -SPC, passando em 2010 para a Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc, posteriormente, de 2012 a 2019 atuou na Secretaria de Políticas de Previdência Complementar – SPPC e em 2020 retornou para Previc. Basicamente desde que iniciou sua atuação na previdência complementar esteve vinculada à contabilidade das entidades fechadas de previdência complementar exercendo diversos cargos comissionados de direção e assessoramento superior.

 

 

 

 

Palestrantes:

Sérgio Murilo Cruz Magalhães – Gestor Atuarial da FACHESF; Especialista em Modelagem Financeira e de Negócios; Gestor de Portfólio de Investimentos; Especialista em Gestão Estratégica, Análise e Reporte de Indicadores; Membro do Comitês de Investimentos e de Previdência da FACHESF; Membro do GT para Prospecção de Novos Planos de Benefícios Previdenciários da FACHESF; Administrador de Carteiras – CVM.

Maria Elizabete da Silva – Controller econômico-financeira da Fachesf; Diretora Técnica da ANCEP; Membro do Colégio de Coordenadores de CT da ABRAPP; Coordenadora da CT Regional Nordeste da ABRAPP; Instrutora de Treinamentos Técnicos em Controladoria; Especialista em Controladoria.

Julio Cesar Pasqualeto – Contador, Diretor PRP Soluções Contábeis, Conselheiro Deliberativo ANCEP

Coordenação Geral:
Roque Muniz de Andrade – Presidente
Evenilson Balzer – Diretor Técnico

Valores de Inscrição:

Categoria Investimento
Associados R$ 400,00
Não Associados R$ 600,00

Observações:
ICSS: em credenciamento
CFC/CRC: em credenciamento
Cancelamentos em até 48h antes do evento

Clique aqui e baixe a Ficha de Inscrição, preencha e remeta por e-mail para a Ancep: treinamento@ancep.org.br

Apoio:

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